terça-feira, 3 de junho de 2014

A MINHA MÃE




Uma grande Mulher de força e de coragem ,onde lutou sempre para criar seus filhos Onde o único sonho que realizou foi ter uma casa sua e consegui .Criou 9 filhos e o seu maior sofrimento foi a morte do seu companheiro, o meu grande Pai, e um filho  João Augusto que era o irmão a seguir a mim
. Que de grande desgosto a levou a morte .Mãe hoje sinto saudades tuas ,do teu telefonema ,pois me telefonavas sempre para saber se tudo estava bem. E as duas falávamos como Mãe dos nossos filhos ,e netos, sei que se hoje tivéssemos a conversar dirias que nem tudo ia bem e eu tentava dizer que tudo ia passar Assim aqui estou a tentar matar esta saudade e a desabafar um pouco
.O  poder de Deus é grande e quem sabe não estarás a ver e ouvir .Saudade aperta e aqui deixo mais um desabafo, Mãe eu antes pensava que ,tinham ao menos um irmão para acreditar em mim e defender, mas me enganei defendeu e depois acusou E assim  vou passando os dias da minha vida. Mãe a conversar com algumas pessoas conhecidas ,a conversa vai sempre falar em ti, e algumas pessoas dizem ainda não fez o luto .Que luto se pode fazer de uma Mãe ,ou de um Pai ,para mim não acaba nunca o luto nem a saudade ,algo nos distraí ás vezes mas sempre estás presente. Novamente aqui estou  para escrever mais um pouco!  As saudades continua mas que fazer a vida é assim  , uns dias bem outros não tanto foi assim que aprendi  contigo , além que nunca reclamaste da vida  , quando estou com minha neta me lembro muito de ti , e do meu miguelito que nunca o chegaste a ver ,um nó que tinhas e dizias que morrias e não o vias e foi certo ,mas que podia eu fazer os nossos filhos crescem  tem a sua vida e suas  ideias , e já não podemos dar ordens simplesmente aconselhar foi o que fiz mas  não aconteceu  e o que disse  ficou pelo caminho. Sinto magoado e não me sinto bem por isso ter acontecido  , mas que dizer , agora cuidados tenho eu ,em não falhar para nunca me afastarem os meus netos , Agora com seus 9 anos pela mão de teu neto mais velho vai ele à ilha que foi onde seu pai nasceu. É um menino muito esperto e muito meiguinho  , quando ele vier me visitar irei falar dessas férias na ilha e vou ver sua reação .

Tenho confiança no meus dois filhos , mas nunca  se sabe a vida não é como queres para muito que se lute por ela tem sempre  os contras .Ontem  4 de agosto de 2021 veio a minha filha e neta se despedirem de mim  para ir fazer o mês de férias que faziam sempre contigo ,pena não veres a tua linda bisneta que está cada vez mais crescida.

, uma menina meiga e simples  , fomos há feira da Costa de Caparica  ,a loucura dela andar com a mãe  nas diversões da feira . Amanhã  tenho cá o meu neto  e vamos ir há feira ,e vou aproveitando as pequenas alegrias que vou tendo da vida o que é muito bom e assim os anos vai passando . Quando me sinto triste ou com algo contigo falo só , e me ajuda muito ,nunca me esquecendo do meu grande pai que sempre o amei e respeitei muito  mais uma vez vou ficar por aqui  ,porque muito tinha que escrever .Um dia estarei junto dos meus pais pois os anos passam depressa .
Nesta foto a minha Mãe  tem no seu colo com tanto carinho o meu sobrinho Fábio  , não era mulher  de muitas meiguices mas o seu coração estavam  ,nas suas mãos . Agora  percebo porque refilava mais do que acarinhava , era o medo daquilo que era seu ,tanto filhos como netos virem a sofrer como ela sofreu . Sua vida foi dura  , ficou sem pai e sem mãe criança  numa ilha que pouco tinha de alimentação ,  e de desenvolvimento e assim se tornou dura por fora amando por dentro . Nunca nenhum filho vê o amor que uma mãe lhe tem, é preciso crescer, sofrer para lhe dar esse valor .