Os meus Pais. I

Uma mãe e um filho!
tem muito que lhe contar,
são nove meses à espera.
E outros para criar.
Me lembro do seu vestido,
rosa velho e flores brancas com pintinhas pretas , que lhe ficava tão bem,
desde cima até à anca ,era assim a minha mãe ,alta e muito vistosa, tudo lhe ficava bem ,hoje aqui a recordar a minha querida mãe ,ela hoje faz anos que Deus a deitou ao mundo ,mas os anos que ela faz são feitos no outro mundo ,que Deus a tenha a seu lado ,e lhe de o seu perdão ,que um dia eu também vou ,estou ligada ao ser cordão .É bom recordar a árvore ,ela e suas raízes ,que vão caindo aos poucos uns maus outros felizes.  

Maio 3 de 2020. 
Contar.

 Contar ,o bom que se viu. para nunca esquecer.

É dar valor ao Passado ,e com ele aprender.

O  Passado é aquele que te deu educação.

Porque Passado ,e Presente ,

andam sempre pela mão.

Se te esqueces do Passado ,anda tudo em confusão.

Anda o Passado esquecido ,e o Presente em ilusão.

                             Mãe 

Mãe são teus braços.

O Conforto ,  com que recebes ,teu filho.

E com o braço direito ,o levas ao coração.

Lhe dás o primeiro beijo ,e  a primeira refeição.

Até ao dia que teu filho ,come por sua mão.

Ele cresce ,se torna adulto ,e se faz pai ,de Paixão.

Mas tu continuas sempre ,a o amar  de coração.



Uma foto que tirei ao meu pai, quando ele chegava para almoçar.


Os meus Pais ,se amaram ,lutaram ,se multiplicaram ,sofreram para criar os seus filhos ,como  todos os Pais do Mundo   com sua  força ,coragem e muito amor, porque sem o Amor e a coragem é difícil levar a vida até ao fim para criar  que foram 9 filhos  mas só sobreviveram 6 filhos. Foram duas pessoas muito trabalhadoras  . O meu  pai  era algravio e foi para Porto Santo  trabalhar para uma fábrica de conserva que lá foi fundada por uma companhia  algravia  família Raimundo.  A minha mãe era natural de Porto Santo , e com abertura da fábrica de conservas  começou a dar trabalho  para as  mulheres da ilha  e foi assim que eles se conheceram. O meu pai  tinha vários serviços por   prática  que já levava  da fábrica que trabalhava em Vila Real de Santo António no Algarve , e a minha mãe começou  aprender a trabalhar no peixe como enlatar , trabalhar com as máquinas a cravar lata , e foi assim que os meus pais se conheceram  e casaram ,   e ficaram a morar na fábrica  . Num sótão por cima dum refeitório  onde o pessoal da fábrica fazia suas refeições.  Os compartimentos eram divididos com caixotes de madeira, e só tinha luz elétrica quando a fábrica trabalhava, de resto usavam luz de petromax uma lanterna que se levava na mão de um lado para outro , tinha umas escadas de madeira feitas pelo meu pai para subirem para o zona onde morava ,  tempos depois minha mãe ficou gravida dos meus primeiros irmãos , que foram gêmeos um dos filhos nasceu morto, e um que foi registrado  com o nome de João Augusto que era o nome do meu avô paterno só viveu três meses e morreu. Com a continuação foram fazendo a sua vida dentro da fábrica , pois pouco vinham à Vila hoje cidade os dois, só meu pai vinha às compras , logo a seguir ao meu irmão ter morrido , minha mãe ficou grávida  de mim e sempre a trabalhar , mas como o Diretor da fábrica via que a minha mãe tinha dificuldade em subir a escada , mandou fazer um pequeno compartimento no quintal da fábrica. Ai já era melhor para se movimentar.
 

Como Mãe também amou e sofreu ,nos deu o exemplo e em seu regaço colocou o seu filho ,porque um filha para um Mãe é sempre igual ao dia que foi gerado e nasceu ,não importa o tamanho ,o que importa é o Amor por esse ser que foi gerado dentro de nós Ama e serás amado.
                                                                  
                      I
Hoje a minha mãe faz anos!
Faz anos de nascimento.
Venho aqui recordar .
E deixar meu sentimento.
             II
Todos sabemos que a morte.
Faz parte da nossa vida.
Mas ela consegue sempre.
Nos tirar a alegria .
               III
Prefiro não acreditar.
Para mim ela está viva.
O destino nos separou.
Foi só para outra vida.
            IV
Mãe eu te agradeço .
Porque a vida não tem preço.
Tiveras gerado e criado .
Desde a altura do berço.
             V
Era tão cheia de vida.
Gostava de conversar.
A todos dava de vaia.
Do alto do seu quintal.
              VI
Eu sinto muita saudade.
Saudade de conversar.
Era pelo telefone q.
Que ao pé não podia estar.

Minha mãe fazia 95 anos se fosse viva. Lhe tirei essa foto na fonte da Areia , em Porto Santo  à 31 anos numa volta que fomos dar  à ilha o chofer que nos deu a volta , foi o Zé Calaça por ter casado com Maria filha do senhor Calaça que morava no fontinha.
Olhando bem essa foto , e para quem conhece a nossa família , uma filha de uma prima direta de minha  mãe  tem ideias com ela.  
Ao abrir novamente esta página senti saudade de falar mais um pouco dos meus pais. tenho dias que falo para uma foto da minha mãe e me sinto bem , recordando palavras que lhe dizia quando era mais nova e agora tenho a sua idade, me riu porque hoje os meus filhos muitas vezes me dizem o mesmo ,e ela dizia quando chegares há minha idade  só aí irás ver como tudo é diferente e é verdade. Sinto aquela  preocupação se como estão os meus filhos como  ela que fazia sempre as preguntas eu respondia umas vez sim outras não queria preocupar e respondia que estava tudo bem. Hoje é a resposta que levo dos meus filhos, o meu filho também não gosta de ver preocupada , disfarça só tempos depois de tudo estar já esquecido conta, assim era eu com a minha mãe, os meus pais não eram pessoas  de mostrar muito mimo pois a vida deles foi  dura , mas ficavam felizes com a nossa presença.
                                                                                     



Sem comentários:

Enviar um comentário

Queridos amigos podeis fazer vossos comentários.