Estou feliz com o eu primeiro pão feito por mim ,em forno de casa dentro de uma panela com tampa, quem sabe o Mundo dá muitas voltas, e aprender não custa.
BOLO FAMILIA---MADEIRENSE
500 g de Farinha
500 g de açúcar
250 g de manteiga
100 g de banha
3 c. chá de canela
1 c. chá de noz-moscada
2 c. chá de bicarbonato de sódio
Raspa de 1 limão
4 ovos
1 cálice de vinho da Madeira
2 dl de mel de cana
2,5 dl de leite
100 g de frutas cristalizadas
100 g de miolo de nozes picadas
2 c. sopa de passa
PREPARAÇAO
Coloque as gorduras que devem estar à temperatura ambiente, numa tigela e misture-as com o açúcar.
Acrescente as frutas cristalizadas picadinhas, as passas, as nozes partidas e a raspa do limão.
Peneire juntamente os ingredientes sólidos e adicione à mistura anterior.
Bata bem e acrescente os ovos inteiros, o mel de cana, o vinho da Madeira e o leite.
Depois de tudo bem misturado, deite numa forma untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 200° C.
A meio da cozedura, cubra o bolo com papel vegetal e baixe um pouco a temperatura. Leve a cozer cerca de 1h30m.
O Medo me fez fazer muita coisa, desde comida , tricô para os meus netos , e ler alguns livros. Renda feita por mim, para o cortinado da minha cozinha . De seguida fiz um entremeio em renda para oferecer à minha vizinha, em branco para colocar no seu cortinado de linho.
E assim vou passando vou passando os dias, para não estar sempre a ouvir falar tanto de pandemia, e que esta e aquela vacina não presta , que só nos faz problemas. Dou a minha volta da manhã e depois faço passar o tempo ou em tricô os a ler um pouco. Logo a seguir ao acabamento do casaquinho li este livro que gostei muito. E assim vão os dias passando.
Já li outros livros a seguir a este, neste momento estou a ler o Mundo Humano de RAQUEL OCHOA um doa livros que ganhou prémio de AGUSTINA BESSA LUÍS . estou adorar gosto muito da sua escrita, não sou uma mulher com muito dinheiro para comprar livros mas tudo se consegue indo à feira se compra livros por um euro além que este me custou cinco. Adoro ler entrar no mundo de cada livro. Como se viaja-se nesse tempo já que não posso viajar muito .Hoje dia 6 de maio tenho minha neta comigo este fim de semana, me sinto bem é uma companhia amanhã a levo à piscina e assim vão os dias passando. Só espero que não volte novamente o covid 19, além de já estarem alertar para a quarta vacina , e estarem a dizer que já começou aumentar os casos depois de não ser obrigatório a máscara.
Que fazer entre quatro 🧱 2025
Com a idade não podemos parar pois o nosso corpo foi feito para se movimentar, então eu tento fazer pelo melhor, hoje com 75 anos ,sim 75 porque estamos proximo de mês de abril, que é quando completo a idade dos 75 , tento dar a minha volta de três quartos de hora, já fiz uma hora mas agora umas vezes faço outras não, e já me dou por feliz conseguir fazer e me sentir bem , mas muitas vezes entra a preguiça 🦥 e para a combater tento ter coisas por fazer como ir à farmácia, ao sapateiro colocar sapatos da minha filha, e assim com estas e outras coisas vou combatendo aquela preguiça que com esta idade nos vai aparecendo, como outras coisas, para quem quer ser um idoso saudável tem muita luta pela frente, tento marcar dias para tudo, ir arranjar as minhas sobrancelhas, fazer compras, cortar o meu cabelo, e até tomar o meu bom banho , porque com a idade o nosso corpo vai ficando diferente e temos que tomar muito cuidado, como alimentação , tinha dias que qualquer coisa servia mas comecei a fazer o meu próprio comer , tentando beber a maior água possível, fazendo a maior higiene possível na minha casa, o que ainda faço muito bem , ir de joelhos limpar melhor o chão, coisas que faço entre quatro 🧱 🍀. continuarei a escrever.
De volta , os anos não atrapalha o que queremos fazer , tenho dois filhos ajudo no que posso e sou livre de fazer o que bem me apetece ajudando neste momento a minha filha porque começou a trabalhar , numa empresa de audição ativa , ela tem que ter muita paciência com seus clientes, e eu faço o jantar quando é preciso, vou buscar minha neta à ginástica, lhe lavo toda a roupa e assim me vou mantendo activa, meu filho como comandante da binter em Canárias só o vou vendo quando cá vêm, mas em breve irei conhecer Canárias, é assim que devemos movimentar o nosso corpo, e não estar em casa sentada à espera de ir a uma consulta ou estar a ver TV que não ajuda em nada, nas horas livres depois de por tudo em dia tiro sempre um tempinho para ir lendo o meu livro, desejos e renúncias, que já está acabar, e irei começar a ler A maldição da Adaga, mas muitos dizem os livros estão caros é verdade, mas nas feiras se encontra bons livros por um euro, quando dou a minha volta da manhã passo pela feira da costa da Caparica, de coisas antigas e não só e não deixo de passar pela venda de livros 📚, e trago sempre um, é como dizem quem não tem cão , caça com rato e não deixo de ler. O bom de viver só é assim, não me apetece dar hoje domingo a minha volta está de chuva, tomei um bom pequeno almoço e aqui estou a escrever o que estou a fazer em quatro paredes.
Há há encontrei este vídeo que tem muitas coisas parecidas comigo, já não estou só por opção, há muito mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Queridos amigos podeis fazer vossos comentários.