terça-feira, 31 de maio de 2022

FOI A MINHA SORTE.

 Hospital Garcia de Orta com ataque informático. Este ataque informático digo foi a minha sorte para mim e para outras pessoas, pois já estava há dois anos para ser operada há minha mão esquerda com esta doença DUPUYTREN 


.No ano passado  pensei ir ver os meus familiares isto foi em novembro está a fazer um ano, estava eu a  desembarcar  do avião na Madeira  quando me disseram que ia ser operada , contei que não podia e disse que tinha chegado de viagem Antes de ter  acontecido este problema informático  liguei em fevereiro para saber se estava em lista de espera , alguém responsável das listas de espera disse que sim , e que tinha que esperar pela minha vez. Com este problema que aconteceu o hospital colocou a notícia no jornal para informar  os doentes para entrar em contacto com o hospital para dar  os nossos  dados. E foi o que eu fiz ao ler a notícia entrei em contacto com o hospital , que para ser atendida levei 4 horas sempre a ligar , até que me atenderam . Disse que tinha lido a notícia e queria dar os meus dados , me passaram a linha onde dei todos os meus dados , e a senhora respondeu para eu entrar com  a pessoa responsável das listas de espera assim fiz  , a senhora me perguntou se tinha feito alguma reclamação eu contei o acontecido, e a resposta foi espere a sua vez. Uma semana depois me telefonam a dizer que tinha consulta  para a mão no dia 30 de maio , para ser operada dia  2 de junho. Aceite logo e cumpri com tudo direitinho , foi  há consulta foi muito bem atendida , levei exames que tinha feito, que a minha médica de família me tinha mandado fazer como sempre, e vi a dificuldade com que estavam a trabalhar com os próprios TL móveis e com os próprios computadores pessoais . Agora  digo a senhora responsável pela lista de espera disse que tinha que esperar pela minha vez, logo a seguir  me ligam para ser operada ! É pensar um pouco na treta mas esqueço. Estou a escrever  hoje 31 de maio, terça feira, e quinta dia 2 junho sou operada, quem ler o que estou a escrever se alguém ler porque nunca ninguém nos meus blogs me deixou comentário nenhum me deseje sorte. Eu tenho fé que voltarei aqui a escrever como tudo me aconteceu. beijinho volto. já agora deixo a notícia do problema que muito mal está a fazer a um Hospital e aos seus doentes.
Bom dia . Aqui estou para testemunhar como foi a minha operação .Desde a primeira consulta que foi chamada para me fazerem  as devidas perguntas no dia 8 de junho  e assinar o termo de responsabilidade, foi muito bem atendida e muito bem informada , tudo antes de assinar , com as perguntas  necessárias  para ser operada ,  a médica me disse  que havia três maneiras de anestesia  uma desde a o ombro ,e outra  no principio do cotovelo , e anestesia geral  , eu respondi que não queria anestesia geral, o  , que a médica disse que  dependia do anestesista que fazia  presença ao Hospital nesse dia.  E  depois de bem informada assinei o meu termo de responsabilidade .Ao vir para casa comecei a pensar , espero que não seja Anestesista de geral . Comparecia no dia 2 de junho ás 8 ,30 da manhã onde tive que ir acompanhada eram as regras a cumprir , e quem me acompanhou foi a minha vizinha do 1º esquerdo porque a minha filha só me podia ir buscar , a quem agradeço de coração, há dona Esabel Espada que já me valeu em duas aflições e não sei como lhe pagar esses favores. Começaram a tratar de mim as boas enfermeiras da equipa do Dr Júlio de Andre a partir das 9 , depois chegou o anestesista o Med . João Vieira Barbosa , um Med jovem muito simpático se informou muito bem sobe a minha pessoa  , e me mandou colocarem no respetivo lugar para levar anestesia , sempre com carinho e muito cuidado a falar para a sua assistente que estava aprender .  Colocou um aparelho há frente para fazer o trabalho e quando vi o tamanho da agulha virei a cara , me deram o spray , enfiou a agulha e só o que senti foi um choque, que fiz um pequeno som , ele disse que estava tudo bem pois andava há procura dos nervos e foi o primeiro a tocar ,fiquei calada porque não gosto de fazer senas quando um médico me está a tratar. Comecei a deixar de sentir o braço e segui para o bloco operatório .Quando lá cheguei o senhor DR. Julio Andre  perguntou se eu queria ver a minha operação , eu disse que não , era melhor assim , na minha ideia  ía  me dar dor e não queria ver. Mas  foi o meu engano , foi uma operação excelente sem dor  , que não sei como agradecer o bom trabalho feito pela equipa do Med Julio Andre. Muito dizem mal do Hospital Garcia de Orta  mas , eu já fiz cinco operações , as varizes, nas duas pernas, à vista esquerda, e há direita , e agora  esta há minha mão esquerda e sempre foi bem atendida. Há coisas que o utente deve cumprir para ficar bem curada , e se não se cumpre nada feito e os médicos não nos podem tirar as dores depois de se abusar.
Em breve vou continuar a escrever. Cá estou eu de volta, essa foto  ficou mal tirada , porque logo no dia 6 de junho tive que ir fazer o penso, e enquanto estava há espera tentei tirar uma foto  só co uma mão e assim ficou , toda tremida. No dia 8 de junho foi fazer novamente o penso, quem me levou foi o meu filho , ao hospital foi novamente muito bem atendida , mas o senhor dr. percebeu nos dedos que estavam inchados e disse a D. felizarda já andou abusar um bocadinho, até foi verdade  , mas o que aconteceu era que estava deitada e me bateram há porta , e como não tinha a elevação com apoio, carreguei a mão na cama para me levantar, e fez sangue , com dor  quando tiraram o penso estava com sangue. fiquei com medo pus muito gelo , mas estava seco e bom. Fiz o tratamento e na saída disse ao meu filho que me apetecia  peixe grelhado  e sardinha , ele disse consegues comer , vamos ver disse . Foi um bom almoço ,vim para casa e me deitei a dormir, pois andava a comer só fruta .Dia 15 de junho tenho que tirar os pontos, e consulta com a Dra Catia Nunes  que pertence há equipa do dr. Julio Andre .veremos como tudo irá correr. Hoje Domingo 12 de junho foi fazer a minha volta de caminhada  e fiz uma hora como sempre, cheguei a casa tomei o meu banho de água fria me sinto feliz , custa muito não poder tomar banho, mas logo no dia 6 também dei a minha volta. vamos fazendo aos poucos agora vou sair daqui e vou descansar, ver um bom filme. Ontem sábado foi novamente almoçar com o meu filho e neto e assim vai passando os dias , e vou escrevendo até o dia que digo que já estou melhor, com uma agravante que já me está a começar na mão direita e no mesmo dedo , veremos o que isto vai dar. No dia que foi operada havia muitas senhoras com a minha idade, a ser operadas a mãos e pés , mas com esta doença era só eu.
 Este foi o penso logo a seguir a 8 de junho , já mostrava estar bom seco , e  me tiraram aquele grande voluma , que me era difícil vestir  qualquer blusa pois na cabia nas mangas. Logo a seguir no dia 15 de junho , tirei os pontos fiz novamente um penso que a enfermeira me disse para o manter mais uma semana, e depois lavar de vez em quando com um pouco de água morna e massajar  com creme gordo .Assim ando a fazer todos os dias ,  e já noto que está a ficar melhor , no dia 6 de junho  há consulta ao Dr Julio Andre  veremos o que ele mais dirá.
Assim está o trabalho  que acho que vai bem penso , quando estiver um pouco melhor começo a dar massagens a sério .Mas estou feliz por ter sido operada só que já estou a ter o outro problema na mão direita , que fazer  vou ter que ser novamente operada , se for para ficar boa  tudo bem, a idade também  agora é para ir restaurando aos poucos.
Bom Dia tenho abusado  a forçar a minha mão em fazer o que não deve, e numa destas curvas que temos das linha da mão abriu um bocadinho , e fiquei com a mão muito inchada  e com muita dor,  vou tentar fazer os possíveis de me portar bem , para meu bem, senão no dia 6 de julho quando for há consulta o médico me vai me alertar que tenho me portado mal, e com muita razão .Agora qualquer coisa que faça com a mão ela fica  inchada. Para estar a escrever  aqui tem que ser  só com uma mão, e a outra em cima da mesa com gelo para ver se fico melhor mas noto que precisa muito de repouso , mas  preciso fazer a minha vida. enfim para que fazer lamento tenho é que fazer tudo pelo melhor , já estou a ficar com o braço direito a doer muito , penso quando a mão ficar boa , fico eu mal do braço direito.
Hoje 27 de junho continua a mão com  o mesmo problema de fazer gretas em todos os vínculos da mão, se não abre de um lado abre de outro .Mas hoje me levantei e enfrentei a mão tomando o meu banho, 🤪😂😕 e seja o que Deus quiser. Coloco muito creme gordo para a pele se tornar mais macia para não ficar seca , mas acontece o mesmo. Estou desejosa de minha consulta no dia seis de junho para saber como vai este tratamento  e me sentir mais há vontade. Quanto ao meu dedo da mão penso que não vai ficar direito 😕 pois já estava muito adianta a doença , mas nada de pensar negativo. Hoje  28 parece que está um pouco melhor , pelo menos não me está abrir mais gretas, e o ardor é menos. Devo ter sonhado de noite que até com esta mão que até de noite tirei a ligadura , que usa para me proteger , já estou um pouco cansada  pensei que isto fosse mais rápido , como operação foi boa.
Faz hoje um mês que foi operada á minha mão, e a recuperação me tem custando muito, veremos dia seis quando for há consulta que dirá o senhor doutor Júlio André.
No dia 6 de julho foi há consulta  desta mazinha mão , que me tem feito sofrer muito ,e o médico não gostou do que viu , e me receitou VIMOVO de 500mg de 12 em 12 horas para ver se esta mão começa a ficar melhor. E me  procurou porque  não foi logo ter com ele quando a mão começou a ficar assim, eu disse que pensava ser normal ,que fosse ficando noa aos poucos, mas me enganei .agora  ainda tenho consulta dia 20  de julho , para então depois fazer fisioterapia . Esta menina está a dar que fazer, se faço algo  fica logo mal. Estou farta de não poder me sentir livre para fazer a minha vida. Enfim tem que ser.
Parece estar um pouco melhor quem a vê mas se mexer a fazer qualquer coisa começa a abrir raxa . Acho que esta mão me  vai fazer escrever um romance. Hoje foi dar a minha volta da manhã , e quando a casa cheguei a primeira coisa que fiz foi tomar um bom banho de água fria, pois cheguei a casa, às nove  da manhã e já estava muito calor , mas sei que vou andar a tarde a por gelo nesta mão porque já está a começar a ficar  inchada , mas me sinto mal  não tomando um bom banho. Esta minha mão tem mais força do que a minha pessoa  ,eu bem tento combater para ela desenvolver mas ela se torna difícil além de já estar muito melhor . Para principio de Agosto começo a fazer fisioterapia , veremos se vai ficar boa.
Se torna tão rijo que parece cortiça.
Já comecei a fisioterapia há minha mão na terça feira dia 18 de agosto ,  foi muito bem atendida pela fesioteuta Cristina uma excelente profissional .Mas acontece sempre aqueles contra tempos por falta de informação , logo á entra quem está para informar pois nada disso faz , nos dá um cartão e nada mais, procurei se podia ir para a sala, disse que sim e ali fiquei, até que a própria terapeuta me foi chamar , meia hora depois da hora , porque me viu escrita e não estava a comparecer. E depois foi ela que me procurou se me tinham informado  como funcionava , eu disse que não , pois disse ela é sempre o mesmo. É neste género de coisas que depois os hospitais e bons profissionais  ficam com fama.