quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Meus anos de criança ,

As uvas de Porto Santo ,que nos ano 1959  eram a riqueza de uma ilha ,eu e outras crianças quando chegava a altura da vendima ,era uma alegria para se correr atrás do carro de vacas que levava as tinas cheias de uvas para o lagar ,a nossa ideia era que ao cair um cacho de uvas no chão se pudesse apanhar para podermos comer, mas quem levava o carro muitas vez voltava atrás o apanhava e corri com as crianças e novamente o colocavam na tina ,se ficava triste mas era assim a ideia de um povo ,que nem percebiam a ideia das crianças era comer uvas ,e nós inocentes se ia até ao lagar ver as uvas serem carregadas para dentro dele ,eu adorava ver os homens entrar para dentro e com os pés pisar as uvas ,por ali ficava até que um deles disse-se para ir embora para casa .No outro dia se as vinhas fossem próximo de minha casa ,eu e uma prima minha Fátima lá se ia com ou sem cestinho ,apanhar uns restos que eles deixavam pequeninos era uma alegria coisas de criança que se passava fome de fruta sem saber, porque os nossos pais nunca compravam fruta, talvez eu e minha prima se tivesse tudo mais sorte porque se tinha família na outra ilha que era a Madeira ,uma ilha com muita fruta na altura. Os  meus pais e a minha tia mandava sempre pelo Natal um galo para o dia de Natal ,e a família retribuía com futa e outras coisas, e assim só de ano a Ano se tinha essa riqueza principalmente a laranja e a banana na nossa mesa ,era pouco para cada um mas para mim o que importava era ver na mesa aquilo que não via o ano todo .hoje se tem tudo e pouco damos valor à natureza que nos dá a maior riqueza que é a fruta ,hoje essas lindas vinhas algumas estão secas ,outras foram vendidas ,porque os filhos daqueles que trabalharam se desfizeram de tudo por dinheiro e assim a riqueza da uva se foi , homens que trabalhavam de sol a sol com sua enxada para verem e terem as suas vinhas e o seus vinho que era exportado muito dele para a Madeira para fazer o famoso vinho Madeira e do bom vinho que dava ,são poucos os que com amor há terra que seus pais deixou ainda a cultiva. Aqui deixo esta pequena recordação da minha infância .felizarda faustino.
                                             
Doces como mel ,e e a uva preta também é uma uva rara.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Queridos amigos podeis fazer vossos comentários.